Ponte em espiral de 8.346 m de comprimento é obra-prima da engenharia chinesa
A Ponte Nanpu, em Xangai, na China, é uma das principais pontes da cidade e uma obra arquitetônica imponente. Inaugurada no início da década de 1990, essa foi a primeira estrutura a cruzar o Rio Huangpu, ligando o centro de Xangai ao distrito de Pudong, que estava em desenvolvimento na época
A construção foi idealizada por uma colaboração entre o Shanghai Municipal Engineering Design Institute, o Shanghai Urban Construction College e o Shanghai Urban Construction Design Institute, com assistência do engenheiro especialista em pontes estaiadas Holger S. Svensson.
Os institutos foram responsáveis por supervisionar 18 empresas atuantes na obra, que teve custo total de CNY 820 milhões (yuans), cerca de R$ 653 milhões na cotação atual.
Aberta ao público em 1991, a Ponte Nanpu tem um vão principal de 428 m e comprimento total de 8.346 m. Seu design em forma de espiral tornou a estrutura, além de funcional, uma atração turística.
Os anéis, somando 7.500 m, ficam do lado do distrito de Puxi. Eles levam à ponte principal, que tem 846 m de comprimento e duas torres em formato de H de 150 m de altura. De cada lado da ponte, 22 pares de cabos de aço sustentam a estrutura.
expresso.arq com informações de Casa E Jardim