Prédio influencer? Estas são as 8 construções mais seguidas do Instagram no mundo

Seja por seu valor histórico e cultural ou por sua magnitude, alguns edifícios roubam a cena nas redes sociais. Com contas oficiais no Instagram, estas construções conquistaram milhares de seguidores e atraem diversos turistas todos os anos – não é à toa que hashtags como #burjkhalifa124thfloor são utilizadas em fotos em viagens.

Deixando de lado os museus, já que sua popularidade digital pode ser “comprometida” por seu papel como instituições culturais, espaços para exposições e eventos, conheça os 8 edifícios mais famosos do Instagram:

1) Burj Khalifa, em Dubai

Burj Khalifa, em Dubai — Foto: Constantine Johnny/Getty Images
Burj Khalifa, em Dubai — Foto: Constantine Johnny/Getty Images

Com 2,3 milhões de seguidores, o Burj Khalifa, localizado em Dubai, consagra-se como o edifício mais famoso do mundo. Inaugurado em 2010, o edifício foi projetado pela empresa Skidmore, Owings & Merrill e construído pela Emaar Properties, sendo o arranha-céu mais alto do mundo, com impressionantes 828 metros de altura e 163 andares. Sua estrutura combina elementos de engenharia inovadora e design inspirado na arquitetura islâmica, utilizando mais de 330 mil m³ de concreto e 103 mil m² de vidro. Além de abrigar escritórios, residências de luxo e o renomado hotel Armani, o Burj Khalifa possui deques de observação nos andares 124, 125 e 148, oferecendo vistas espetaculares da cidade e do deserto ao redor.

2) Empire State Building, em Nova York

Empire State Building, em Nova York — Foto: Alexander Spatari/Getty Images
Empire State Building, em Nova York — Foto: Alexander Spatari/Getty Images

O Empire State Building, localizado em Nova York, Estados Unidos, é um dos arranha-céus mais famosos do mundo, com 990 mil seguidores no Instagram. Inaugurado em 1931, durante a Grande Depressão, a construção foi concluída em tempo recorde de 1 ano e 45 dias – e possui 443 metros de altura, incluindo sua antena, e 102 andares. Projetado no estilo Art Déco, sua estrutura é composta por aço, concreto e vidro, abrigando escritórios, lojas e um dos mais famosos deques de observação, localizado no 86º andar, que oferece vistas panorâmicas de Manhattan.

3) Torre Eiffel, em Paris

Torre Eiffel, em Paris — Foto: Alexander Spatari/Getty Images
Torre Eiffel, em Paris — Foto: Alexander Spatari/Getty Images

Um dos monumentos mais icônicos do mundo, a Torre Eiffel ocupa o terceiro lugar da lista, com 552 mil seguidores. Localizado em Paris, França, o monumento foi inaugurado em 1889 para a Exposição Universal. Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, a estrutura de ferro possui 330 metros de altura, sendo a construção mais alta do mundo até 1930. Feita com cerca de 10.100 toneladas de ferro, a torre é composta por três andares acessíveis ao público, oferecendo vistas panorâmicas da cidade. Originalmente criticada por artistas e intelectuais da época, a Torre Eiffel tornou-se um símbolo da inovação e do espírito parisiense, atraindo milhões de visitantes anualmente. Além de sua beleza arquitetônica, a estrutura é iluminada todas as noites por 20 mil lâmpadas, proporcionando um espetáculo visual impressionante.

4) Teatro alla Scala, em Milão

Teatro alla Scala, em Milão  — Foto: Vincenzo Lombardo/Getty Images
Teatro alla Scala, em Milão — Foto: Vincenzo Lombardo/Getty Images

O Teatro alla Scala, localizado em Milão, é um dos teatros de ópera mais prestigiados do mundo, sendo um verdadeiro símbolo da tradição musical europeia – não é à toa que ocupa o quarto lugar, com 401 mil seguidores. Inaugurado em 1778, com a apresentação da ópera L’Europa riconosciuta, de Antonio Salieri, o teatro foi projetado pelo arquiteto Giuseppe Piermarini no estilo neoclássico. Seu interior luxuoso conta com uma plateia em formato de ferradura, mais de 2.000 assentos, seis andares de camarotes ricamente decorados e um palco de grandes dimensões. O Teatro alla Scala já recebeu algumas das maiores vozes da história da ópera, como Maria Callas, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo, além de ter sido palco para estreias de obras de compositores como Verdi e Puccini. Após diversas restaurações, a mais recente concluída em 2004, o teatro mantém sua acústica impecável e continua sendo um dos mais importantes centros de ópera e música clássica do mundo.

5) Marina Bay Sands, em Singapura

Marina Bay Sands, em Singapura — Foto: Martin Puddy/Getty Images
Marina Bay Sands, em Singapura — Foto: Martin Puddy/Getty Images

Com 318 mil seguidores, o Marina Bay Sands, em Singapura, é um dos complexos hoteleiros e de entretenimento mais luxuosos do mundo. Inaugurado em 2010, o empreendimento foi projetado pelo renomado arquiteto Moshe Safdie e se destaca por suas três torres de 55 andares, conectadas no topo pela icônica SkyPark, uma plataforma de 340 metros de comprimento que abriga a famosa infinity pool, considerada a piscina de borda infinita mais alta do mundo, localizada a 200 metros de altura. Além do hotel de luxo com mais de 2.500 quartos, o Marina Bay Sands conta com um sofisticado cassino, um shopping center, teatros, restaurantes estrelados e um centro de convenções.

6) Basílica da Sagrada Família, em Barcelona

Basílica da Sagrada Família, em Barcelona — Foto: Alexander Spatari/Getty Images
Basílica da Sagrada Família, em Barcelona — Foto: Alexander Spatari/Getty Images

Garantindo o sexto lugar com 237 mil seguidores, a Basílica da Sagrada Família, localizada em Barcelona, é uma das obras arquitetônicas mais extraordinárias do mundo e o principal símbolo do modernismo catalão. Projetada pelo visionário arquiteto Antoni Gaudí, a construção teve início em 1882 e ainda está em andamento, com previsão de conclusão para as próximas décadas. A basílica combina elementos do gótico e do modernismo, apresentando torres imponentes – que, quando finalizadas, alcançarão 172 metros de altura, tornando-a a igreja mais alta do mundo. Sua fachada ricamente esculpida retrata cenas bíblicas, enquanto o interior, sustentado por colunas que lembram troncos de árvores, cria uma atmosfera única, iluminada por vitrais coloridos. Além disso, é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.

7) Catedral de Notre-Dame, em Paris

Catedral de Notre-Dame, em Paris — Foto: Pexels/Adrienn
Catedral de Notre-Dame, em Paris — Foto: Pexels/Adrienn

Paris aparece pela segunda vez na lista com a Catedral de Notre-Dame, localizada em Paris, que possui 180 mil seguidores. Considerada uma das construções góticas mais famosas do mundo, ela é conhecida por sua arquitetura imponente e sua importância histórica e cultural. Iniciada em 1163 e concluída no século XIV, a catedral possui 69 metros de altura, duas torres icônicas e uma impressionante rosácea de vitrais que ilumina seu interior com cores vibrantes. Suas fachadas são adornadas por esculturas detalhadas e gárgulas, enquanto no interior destacam-se os altos arcos e o grande órgão. Em 2019, um incêndio destruiu parte do telhado e sua emblemática torre central, dando início a um extenso processo de restauração, que foi finalizado em 2024, marcando sua reabertura.

8) The Shard, em Londres

The Shard, em Londres — Foto: Allan Baxter/Getty Images
The Shard, em Londres — Foto: Allan Baxter/Getty Images

Fechando a lista, temos o The Shard, em Londres, com 108 mil seguidores. Projetado pelo renomado arquiteto Renzo Piano e inaugurado em 2012, o edifício atinge 310 metros de altura e possui 95 andares, sendo revestido por mais de 11 mil painéis de vidro. Seu design, inspirado em uma ponta de vidro, confere ao edifício uma aparência futurista. O The Shard abriga escritórios, restaurantes sofisticados, um hotel de luxo, residências exclusivas e um dos deques de observação mais altos da Europa.

expresso.arq sobre artigo de CasaVogue

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.