Mais de 90% dos entulhos da maior demolição mecânica do Brasil serão reciclados

Janeiro, 2025 – A maior demolição mecânica do Brasil está em andamento em Balneário Camboriú/SC, conduzida pela EMBRAED Empreendimentos. O edifício Ivo Agostinho Roveda, com 20 andares e 60 metros de altura, localizado na Avenida Atlântica, região com o metro quadrado mais valorizado do país, dará espaço a um novo empreendimento, projetado para estar entre os 10 mais altos e luxuosos do Brasil. Reconhecida nacional e internacionalmente por seus 48 empreendimentos de luxo entregues e quase 750 mil m² construídos, a construtora anunciou que mais de 90% dos entulhos gerados serão reciclados.

A ação, realizada em parceria com a Usina Camboriú Gestão de Resíduos, transformará aproximadamente 2,8 mil toneladas de materiais demolidos em novos insumos para o mercado da construção civil, reforçando o compromisso da EMBRAED com sustentabilidade e inovação. Atualmente, cerca de 1.000 metros cúbicos de resíduos estão sendo processados diariamente.

“O padrão da EMBRAED também se reflete na forma como conduzimos cada etapa de nossos projetos. Essa demolição é um marco, não apenas pela sua magnitude, mas pelo cuidado em reaproveitar recursos e reduzir impactos ambientais, mantendo nosso compromisso ESG de entregar excelência em todos os aspectos,” afirma Tatiana Rosa Cequinel, CEO da EMBRAED.

O processo de reciclagem é realizado com alta tecnologia e equipamentos modernos, como britadores, rompedores e pulverizadores, que garantem a separação eficiente de materiais como concreto, madeira, ferro, plástico e cobre. “Todo o material reciclável é transformado em areia, rachão e bases recicladas, que retornam ao mercado como matéria-prima para novas obras. Esse ciclo sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente,” destaca Roberto Bastos, sócio-proprietário da Usina Camboriú.

Ação social

Além da reciclagem dos entulhos, a EMBRAED também promoveu a destinação social de materiais removidos da estrutura original do prédio. Portas, janelas, móveis planejados e até mesmo um elevador panorâmico foram doados a instituições de caridade por meio do Instituto Rogério Rosa, braço social da EMBRAED.

“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a transformação social. Mais de 200 itens, incluindo móveis, portas e janelas, foram direcionados a projetos que impactam positivamente a vida de dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade,” comenta Esther Fregossi, coordenadora do Instituto Rogério Rosa.

expresso.arq com informações de Jornal da Construção Civil

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.