Se você seguir estas 10 dicas sua mudança de casa será muito menos dolorosa
Mudar de casa não é divertido. Embora não haja nada como se sentir instalado em sua nova casa, o ato físico de embalar todas as suas coisas (separar, jogar fora e organizar em caixas) e depois desempacotar em outra residência está em algum lugar entre um tratamento de canal e a declaração de impostos.
Tendo acabado de me mudar, posso contar um segredinho que torna tudo melhor: confiar nas informações inteligentes de profissionais de mudanças e desempacotadores que sabem exatamente como maximizar a eficiência, manter super organizado e talvez poupá-lo de torcer as costas e perder o seu chapéu de inverno favorito pelo caminho. Seguir as dicas abaixo, dadas por profissionais de mudanças, pode até poupar dinheiro.
Como Najah Ayoub, diretora de marketing da Piece of Cake Moving & Storage, mudar de casa é mais do que uma simples mudança de endereço; é uma grande transição de vida. “Abordar o processo de forma eficiente e organizada significa menos estresse, uma mudança mais tranquila e um começo mais agradável para o seu próximo capítulo”, diz ela. Além disso, segundo Ayoub, quando os detalhes são gerenciados adequadamente, toda a experiência se torna tão fácil quanto, bem, um pedaço de bolo, e você pode se concentrar na emoção do que está por vir, em vez de se sentir sobrecarregado com as malas e a mudança.
Sim, mudar como um especialista experiente exigirá algum trabalho extra e planejamento inteligente. Matt Graber, coproprietário da Cool Hand Movers, no Brooklyn, enfatiza que os clientes de mudança têm mais do que pensam quando se trata de ter uma mudança bem-sucedida, especialmente se eles estiverem fazendo suas próprias embalagens. “Uma abordagem eficiente para a mudança pode ajudar a economizar tempo, dinheiro e dores de cabeça”, ela acrescenta. Então, sim, esse esforço adicional sempre valerá a pena.
A seguir, 10 especialistas do setor de mudanças revelam seus truques para tornar a mudança muito melhor.
Jogue, jogue, jogue
Nick Valentino, vice-presidente de operações de mercado da Bellhop, uma empresa de mudanças sediada em Chattanooga, Tennessee, chama isso de sua melhor dica: livre-se do máximo de coisas possível antes do dia da mudança. “Se as coisas não tiverem lugar na sua casa nova, livre-se delas antes da mudança”, diz ele. “Isto garantirá que você tenha menos coisas para mover, economizando tempo e dinheiro, e também tornará a tarefa de desempacotar uma experiência muito mais fácil e agradável”.
Da mesma forma, Ayoub enfatiza que a mudança é a oportunidade perfeita para organizar e doar bens não utilizados para que você possa realmente começar do zero. “Separe seus pertences e doe, venda ou recicle quaisquer itens que você não precisa mais ou não use, incluindo coisas como utensílios de cozinha ou eletrodomésticos”, ela aconselha. “Você não só aliviará sua carga de embalagem, mas também achará muito mais fácil se organizar em seu novo espaço. Menos itens significam menos caixas de mudança, menos embalagem e desembalagem e uma casa mais espaçosa para aproveitar”.
Obtenha a papelada necessária para a mudança o mais rápido possível
Aprendi isso da maneira mais difícil durante minha mudança recente, apenas alguns quarteirões ao norte, no meu bairro de Manhattan. Mal sabia que meu novo prédio de apartamentos não só exige um certificado de seguro (COI) para o dia da mudança, mas se você alugou caixas de mudança reutilizáveis para todas as suas embalagens por meio de seus carregadores, também precisa de um COI para quando eles vierem buscar as caixas.
Se você estiver se mudando para um prédio de apartamentos, Graber diz para perguntar sobre as suas políticas e restrições relativas à mudança. “Muitos têm reservas específicas para os elevadores e requisitos de seguro – quanto mais cedo souber, melhor”, diz ele.
Da mesma forma, se você estiver planejando contratar trabalhadores adicionais na época ou perto da sua mudança, é melhor obter os COIs para o trabalho deles com antecedência, para evitar confusões de última hora. Você também deve certificar-se de que a empresa envia COIs adicionais para quaisquer visitas de acompanhamento adicionais. Por exemplo, contratamos alguém para montar a nossa televisão na parede logo após a mudança. O técnico teve que retornar ao nosso apartamento uma segunda vez para consertar o problema, pois ele estava um pouco descentralizado, então foi útil que eles enviassem um segundo COI para apresentarmos à administração do prédio.
Vai se mudar? Certifique-se de usar um veículo de tamanho adequado para suas necessidades
Kyle Stockford, um tasker de Boston na Taskrabbit, especializado em serviços completos de mudanças, afirma que o equipamento certo pode fazer ou quebrar seu dia de mudança. “Tente visualizar seus itens sendo empilhados e embalados para determinar o ajuste e qual veículo é o necessário”, diz ele. Quando estiver pronto para embalar o caminhão ou a van, Stockford recomenda começar com seus itens maiores primeiro. Como pode ser difícil imaginar todos os seus itens cabendo em um veículo de antemão, ele observa que carregar as coisas do maior para o menor “sempre faz as coisas correrem mais suavemente”.
Não procrastine na hora de embalar
Você sabia que se fizer suas próprias malas, são necessárias duas semanas, em média, para fazer as malas de um apartamento de dois quartos?
Ayoub compartilha essa estatística surpreendente, ao mesmo tempo que aponta que, normalmente, são necessárias três ou mais semanas para fazer as malas de um apartamento ou casa de três quartos. (Pessoalmente, fiz as malas do meu apartamento de um quarto em cerca de cinco dias, mas uns dias extras teriam tornado a última noite muito menos estressante).
“As pessoas geralmente subestimam o tempo que leva para embalar, bem como a importância de utilizar caixas de embalagem e materiais feitos para mudanças”, insiste Ayoub. (Ela vive de acordo com o lema “Comece cedo”). Para tornar o processo mais simples, ela aconselha a elaboração de um calendário claro das divisões que têm de ser embaladas antes do dia da mudança. “Comece pelos artigos e mobiliário que não fazem parte da sua rotina diária, para que a embalagem se torne mais fácil de gerir, em vez de a deixar para a última hora”, acrescenta Ayoub.
Uma exceção ao princípio de embalar cedo? “Há uma grande chance de você precisar de produtos de limpeza e ferramentas básicas durante o processo de embalagem e mudança”, diz Valentino. “Embale essas coisas por último e coloque em algum lugar que seja facilmente acessível do outro lado”.
Pule as caixas de papelão
Confie em mim e alugue caixas reutilizáveis de uma empresa de mudanças com boas avaliações. Além do mais, entre as emissões de carbono na mudança física e todo o lixo criado ao longo do caminho, é hora de mantermos a sustentabilidade em primeiro plano ao nos mudarmos também. “As caixas de papelão variam em qualidade e precisam ser ‘construídas’ com fita”, explica Graber. “As caixas reutilizáveis são mais resistentes e não vêm com as tarefas de montagem, desmontagem e reciclagem ou descarte. Basta desembalar e a empresa retornará para buscá-las”, diz ele. Muitas empresas fornecem lápis especiais e etiquetas nas caixas para que você possa controlar o conteúdo de cada recipiente, ou você pode facilmente comprar esses itens por alguns dólares online. Pergunte também se sua empresa de mudanças tem caixas de guarda-roupa para que você possa carregar suas roupas diretamente em cabides nessas caixas para economizar tempo. Bônus: as caixas reutilizáveis são uma escolha ecologicamente correta.
Invista nas ferramentas para o sucesso
Na hora de optar por caixas de mudança resistentes, ao invés de caixas de papelão tradicionais, Ayoub frequentemente vê pessoas subestimando o valor de materiais de embalagem adequados, embalando caixas demais e tentando colocar muita coisa em um recipiente frágil. “É comum querer embalar caixas até a borda, mas distribuir o peso uniformemente entre as caixas é a chave para evitar embalar caixas grandes demais com itens pesados”, diz ela, apontando que isso pode levar a itens danificados. Caixas de molduras e caixas especializadas para itens como taças e pratos são dinheiro bem gasto: “Essas caixas específicas para cada propósito fazem toda a diferença para garantir que seus pertences cheguem em segurança e inteiros”, acrescenta Ayoub.
Codifique suas caixas por cores
Para aumentar sua habilidade organizacional, Ayoub diz que uma estratégia simples, mas eficaz, para manter a ordem enquanto você se muda é codificar suas caixas por cores com etiquetas. “Atribua a cada cômodo ou área uma cor específica e etiquetar as caixas de acordo com adesivos grandes ou fita colorida”, diz ela, observando que isso torna incrivelmente fácil para você e seus carregadores saberem exatamente onde cada coisa pertence quando chegar à sua nova casa. Fazer isso pode economizar muito tempo e eliminar as suposições ao desempacotar, especialmente quando você está procurando por um item específico, ela acrescenta.
Considere seus móveis cuidadosamente
Para conseguir uma mudança bem sucedida, os móveis merecem um pouco mais de atenção. “Pense em quais móveis chegaram em sua casa inteiros e o que foi construído lá dentro. Todos os seus móveis passarão pelas portas da sua casa?”, diz Graber. “Levante quaisquer preocupações com antecedência para que os seus transportadores estejam preparados”, continua.
Até esse ponto, Stockford teve mais do que alguns clientes que não mediram uma porta ou uma escada de canto com antecedência para garantir que a peça pudesse caber, o que resultou em alguns obstáculos inesperados no dia da mudança. “Desmonte todos os móveis que possam ser desmontados”, aconselha, observando que coisas como carrinhos, correias, cordas elásticas e cobertores de mudança podem facilitar a sua mudança, tal qual pode ajudar se for fisicamente capaz e contratar dois transportadores para peças de mobiliário maiores.
Evite esse erro comum de embalagem de pratos
Só o jornal amassado entre seus pratos e utensílios de servir não vai resolver. Graber frequentemente vê clientes embalando seus pratos de forma plana, paralela à parte superior e inferior da caixa. “Empilhá-los dessa forma pode causar danos, mesmo sem manuseio incorreto”, diz ele. Em vez disso, Graber recomenda criar uma base de material de embalagem no fundo da caixa e embalar os pratos verticalmente. “Utilize material de embalagem entre os pratos para que eles não batam uns nos outros”, diz ele.
Prepare uma bolsa e/ou caixas de “itens essenciais para a primeira noite”
Você pode até pode precisar preparar duas ou três dessas caixas ou malas, dependendo de suas necessidades pessoais e de quantas pessoas residem na sua casa. “Você pode ter as melhores intenções de desempacotar tudo em algumas horas após sua mudança. Mesmo que suas caixas estejam bem etiquetadas, você não quer ter que vascular todas elas em busca de medicamentos e outros itens essenciais, como pasta de dente”, fiz Graber, que recomenda embalar esses itens em uma bolsa pessoal que você mesmo transporta no dia a dia.
Ayoub também recomenda adicionar algumas roupas, um conjunto de itens básicos de cozinha, travesseiros, toalhas e roupas de cama, e quaisquer eletrônicos diários, como computadores, carregadores ou dispositivos domésticos inteligentes, “para se instalar confortavelmente de imediato”.
expresso.arq com informações de Perri Ormont Blumberg