Como escolher cuba para banheiro?

Se você está planejando construir ou reformar um banheiro, não deixe de lado um detalhe importante: escolher a cuba ideal. Além de ser um item essencial, a cuba pode trazer mais personalidade e estilo ao seu banheiro – há uma variedade infinita de formatos, cores e acabamentos. Para te ajudar nesta missão, a arquiteta Márcia Jabur, à frente do escritório Samba Porter. Confira:

Quais os cuidados?

Antes de partirmos para a decoração, saiba que é necessário analisar o layout e tamanho do seu banheiro para escolher a cuba ideal. “Cada modelo tem seus prós e contras, por isso é tão importante ter um profissional para auxiliar na escolha correta”, explica Márcia. Um lavabo, por exemplo, terá menos espaço que um banheiro de uso pessoal. Por isso, reserve um tempo para medir o local com uma trena ou fita métrica.

Este banheiro foi adornado com uma cuba de semiencaixe — Foto: Anson Smart/Estilismo de Felicity Ng
Este banheiro foi adornado com uma cuba de semiencaixe — Foto: Anson Smart/Estilismo de Felicity Ng

Outro cuidado que deve ser tomado é quanto à instalação: “Não existe um tamanho ideal para cuba. Isso pode variar de inúmeras formas conforme o layout do banheiro. O que é preciso se atentar é quanto à altura que está cuba será colocada, seguindo o padrão de ergonomia”, ressalta a especialista. Assim, a medida pode variar, sendo o padrão entre 80 a 85 centímetros de altura.

Para completar, Márcia Jabur alerta quanto à compatibilidade entre a cuba e a pia: “A torneira precisa estar com a bica no centro da cuba para evitar que respingue água para fora”.

Quais os tipos de cuba?

Variando entre possibilidades de espaço, design, valores e facilidade de instalação, há uma infinidade de tipos de cuba que você pode escolher. Confira alguns modelos citados pela arquiteta Márcia Jabur:

Cuba de semiencaixe: consiste em um modelo de cuba que fica parcialmente embutido na bancada. “É adequado para áreas pequenas que não comportam uma bancada profunda”, comenta.

Cuba de apoio: esse modelo fica apoiado sobre a bancada, sendo modernas e fáceis de instalar. “Nesta opção, é necessário fazer a bancada um pouco mais baixa para a altura da cuba não ficar excessivamente alta”, aconselha Márcia.

Neste projeto assinado pelo arquiteto Daniel Santana, o banheiro ganhou uma cuba de apoio — Foto: Rodrigo Mazolla
Neste projeto assinado pelo arquiteto Daniel Santana, o banheiro ganhou uma cuba de apoio — Foto: Rodrigo Mazolla

Cuba de embutir: como o nome sugere, a cuba fica embutida na bancada. São as mais populares entre os projetos e com os valores mais acessíveis. Geralmente, são combinadas a um gabinete, que esconde a parte de baixo da cuba.

Cuba de sobrepor: esse modelo também fica embutido na bancada, mas a sua borda fica aparente. É uma opção econômica e amplamente utilizada no mercado.

Cuba montada: é um modelo de cuba montada na própria pedra ou porcelanato da bancada. “Este é um modelo mais usual para lavabo”, afirma Márcia.

Cuba de piso: consiste em um modelo de cuba que tem uma torre, sendo apoiada direto no piso, sem apoio na parede. “Para a instalação deste modelo, é necessário dar atenção ao ponto de água e esgoto que vem do piso, diferente dos outros modelos”, alerta.

Este lavabo projetado pelo Estúdio Pluri possui uma cuba de piso — Foto: João Friederichs
Este lavabo projetado pelo Estúdio Pluri possui uma cuba de piso — Foto: João Friederichs

Cuba esculpida: muito utilizada em projetos de alto padrão, estas cubas são esculpidas a partir de um bloco maciço de mármore, granito ou porcelanato, trazendo um toque sofisticado ao ambiente. Para garantir um bom resultado, é necessário contratar um profissional especializado.

Além disso, as cubas podem variar quanto à cor, formato – quadradas ou redondas, por exemplo – e material, podendo ser desde as tradicionais de porcelana ou louça até os modelos menos convencionais, como as de vidro ou mármore. Para escolher, é necessário pensar no estilo de decoração do banheiro e nos outros elementos que irão compor o espaço.

Quais as tendências?

Com detalhes dourados, este banheiro projetado pela designer de interiores Theresa Obermoser conta com uma cuba esculpida — Foto: Vigo Jansons/Divulgação
Com detalhes dourados, este banheiro projetado pela designer de interiores Theresa Obermoser conta com uma cuba esculpida — Foto: Vigo Jansons/Divulgação

Se você não sabe qual estilo combina mais com você e está se sentindo um pouco perdido, a especialista Márcia Jabur traz algumas tendências de decoração dentro do universo das cubas: uma delas são as cubas montadas. “Com materiais cada vez mais resistentes e até o uso de porcelanatos para a produção destas cubas, elas tendem a se manter em uso. Nesta opção é possível fazer cubas de diferentes materiais, cores e formas, dando uma liberdade maior para a criação do ambiente”.

Além disso, outra tendência que veio para ficar são os ralos ocultos, que proporcionam um acabamento mais refinado e discreto. “Dificilmente você verá nos modelos novos ralos aparentes, todos vem com um acabamento em louça, dando um aspecto mais moderno e elegante às cubas”, afirma a arquiteta.

expresso.arq com informações de Laura Raffs

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.