Mocha Mousse: 10 ideias de decoração com a Cor do Ano de 2025 da Pantone
A Pantone anunciou o Mocha Mousse como a cor do ano para 2025, um tom marrom chocolate terroso e sofisticado que reflete as tendências do design e da moda. A escolha do Pantone 17-1230 reflete os “pequenos prazeres da vida”, resgatando o bem-estar e a conexão com a natureza em tempos de transformação global.
A tonalidade foi inspirada pela busca de conforto, acolhimento, sofisticação e conexão com o essencial, traduzindo a necessidade de ambientes reconfortantes e estilos elegantes. Com sua versatilidade, o Mocha Mousse se adapta a diversas paletas de cores, desde tons naturais – como verdes oliva e musgo –, pastéis suaves até brancos quentes – aqueles que possuem um fundo mais amarelado, alaranjado e avermelhado. Além de combinar com inúmeras tonalidades, a cor de 2025 também se adapta a diferentes estilos, desde o minimalismo ao rústico.
A seguir, confira 10 projetos em que o Mocha Mousse está presente e traz um toque sofisticado ao ambiente.
1. Cozinha confortável
O tom marrom chocolate estava mais do que presente no Casa Vogue Experience 2024! Na parede da cozinha, o revestimento de porcelanato marrom traz um toque de elegância e conforto para o ambiente. Os armários exibem uma cor mais escura, mas que harmoniza perfeitamente com a cerâmica, assim como a bancada em quartzito.
2. Aconchego em primeiro lugar
Assinado pelo arquiteto Pedro Felix, esse projeto é marcado por tons claros e protagonismo do mobiliário. A poltrona marrom e o tapete da sala de estar possuem a cor do ano de 2025, trazendo mais aconchego e elegância ao projeto. Além disso, na sala de jantar, as cadeiras apresentam uma tonalidade semelhante, deixando a casa em perfeita harmonia.
3. Materiais naturais
Neste apartamento, os materiais naturais e uma paleta de cores intensa – destacando principalmente o marrom chocolate –, são os guias do projeto. Comandado pelas arquitetas Marcela Gripp, Taís Penaforte, Tatiana Mello e Carolina Nasser, o projeto é sinônimo de aconchego e reconexão com o natural. No quarto, as paredes cinzas contrastam de forma ideal com a cabeceira marrom e com a escrivaninha ao lado da cama.
4. Atemporalidade
A fim de deixar o apartamento com uma certa atemporalidade, as arquitetas Alessandra Matar e Tamy Tutihashi decidiram inserir tons neutros e potentes em cada cantinho desta casa. No quarto, as profissionais inseriram uma cabeceira marrom em camurça com desenho arredondado, que transpassa a cama e uniformiza a paleta de cores, ao mesmo tempo que traz mais conforto e praticidade para o ambiente.
5. Paz e tranquilidade
Neste projeto de reforma, comandada pelo Studio Andrew Trotter e Marcelo Martínez, o marrom chocolate brilha nos mobiliários. Assim como a cor do ano, a sala de estar reflete tranquilidade e elegância, principalmente por seu mobiliário, tapetes e vasos – que possuem um tom de marrom perfeito –, e as paredes com texturas. Em cada cantinho deste projeto, o marrom e o bege contrastam de forma delicada e harmônica.
6. Cozinha sofisticada
Há dois anos , a decoração do Casa Vogue Experience já brilhava a cor do ano de 2025! Na cozinha, o revestimento senses decor BW Matte, da Portinari trouxe uma tonalidade marrom para o espaço com delicadeza e sofisticação. Além dela, o ambiente é decorado com peças em madeira, como os Banquinhos Cavalinho, da designer Luciana Martins e Gerson de Oliveira.
7. Living artístico
Neste ano, o Casa Vogue Experience 2024 foi marcado por muita arte, cores e, claro, pelo poder das ideias, que fluíram de forma livre e criativa em todo o espaço, principalmente no living. E, além dos quadros e obras de arte que dão um toque especial e artístico ao ambiente, a grande estrela é o sofá Cava, design Mauro Lipparini para a Natuzzi, que exibe o tom de marrom achocolatado. Sobre o móvel, as almofadas marrons combinam de forma ideal e trazem ainda mais o aspecto de conforto ao living.
8. Marrom é tendência
Um dos destaques desta cozinha é o armário em lâmina natural de carvalho, que destaca o marrom como a cor central. Na lateral do armário, quadros na mesma tonalidade foram pendurados para trazer um ‘quê’ artístico para o ambiente e a cristaleira, que possui um tom forte e característico de marrom, complementa a cozinha com maestria e finesse.
9. O coração da casa
A fim de recepcionar os convidados e moradores de forma aconchegante e calorosa, a área social foi considerada o coração deste lar, projetado pelo escritório Plano Arquitetura. O mobiliário tem um papel muito importante para essa sensação, visto que ele possui texturas naturais e tons sobrepostos, colocando o marrom em destaque.
10. A essência baiana
Neste projeto assinado pelo arquiteto Felipe Ortega, a grande vontade do morador era de trazer um pouco da Bahia para São Paulo, e o profissional atendeu ao pedido com destreza. A madeira e as pedras naturais dominam os ambientes, principalmente a sala de estar, que é marcada por um sofá de couro marrom, pelas mesinhas de centro e banco de tonalidades semelhantes – uns mais escuros do que outros, mas sempre trazendo elegância e aconchego para os espaços.
expresso.arq sobre artigo de Maria Mesquita