Decoração de banheiro: 7 tendências que não recomendamos
Até mesmo para o olho inexperiente, é fácil detectar um banheiro antiquado. Elementos como o papel de parede, os azulejos de cor siena queimada e as pias de madeira de cor mel costumam revelar os fantasmas das tendências de banheiro do passado. Mas, e quanto às coisas menos óbvias que desvalorizam um banheiro moderno? Existem opções de estilo sutis que deveriam ser evitadas em uma reforma? Segundo designers de interiores e especialistas em casa de todo o país, a resposta é sim. A seguir, eles revelam as sete tendências de banheiro que podem estar fazendo com que seu espaço esteja desagradavelmente fora de moda.
1) Tudo combinando
Segundo Ashley Ferguson, da Ashley Ferguson Interiors, não há nada que envelheça mais rápido um banheiro do que as escolhas excessivamente combinadas e produzidas em série. Ela se pergunta: “Você se lembra quando o tom de madeira da pia ‘tinha’ que combinar com a moldura de madeira do espelho? Ou quando todos os acabamentos metálicos ‘tinham’ que ser exatamente iguais?”. Ferguson defende que o design de um banheiro, assim como o de qualquer outro cômodo da casa, deve ser um jogo de texturas, cores e materiais que se complementem de forma original.
2) Azulejos de metrô
Esse azulejo onipresente só pode pertencer a um lugar: as estações de metrô. “Em um determinado momento, os azulejos de metrô foram uma grande tendência no design de banheiros, mas seu uso excessivo e seu design minimalista fizeram com que o elemento parecesse antiquado”, diz a designer de interiores Lindye Galloway, com sede em Newport Beach, Califórnia. “Embora o azulejo possa ser bom para manter a coesão, ele não adiciona nada emocionante ou marcante ao espaço, especialmente em comparação com as cores únicas, padrões e texturas dos estilos que estamos vendo mais nos banheiros hoje em dia”.
3) Lâmpadas de banheiro antigas
Você conhece aquelas lâmpadas bulbosas situadas acima do espelho do banheiro? É hora de eliminá-las, diz Mackenzie Wood, sócia e designer principal do Tribe Design Group em Austin. “Pessoalmente, odeio qualquer tipo de iluminação acima de um espelho; não é nada lisonjeiro!”, afirma. “Por isso, em nossos designs, geralmente opto por apliques na altura do rosto”.
4) Paletas totalmente brancas ou beges
Os neutros estão oficialmente em desuso em favor da cor e do estilo: “A tendência que mais me deixa enjoado são os banheiros totalmente brancos”, diz Shamika Lynch, proprietária da Maximizing Tiny Interiors. A princípio parece bom, mas rapidamente revela toda a sujeira que você tentará desesperadamente esconder por mais que limpe”, explica Lynch, que acrescenta que esse visual é desinteressante e frio, sem falar que não envelhece bem depois de anos de uso.
5) Shiplap
Ferguson ressalta que os banheiros totalmente bege são igualmente feios: “Desde os anos 90, as paletas de cores bege sobre bege são coisa do passado”, diz ele, “não estamos mais interessados em azulejos bege sem vida combinados com pias bege. Se você gosta de tons mais claros, experimente alguns azulejos com padrão neutro com carvalho branco.
Mesmo que você goste, o shiplap é representativo de uma certa época: a década de 2010. “Para nossa consternação, alguns empreiteiros sugeriram o shiplap”, dizem Mary Flo Ouellette e Steven Santosuosso, cofundadores do Squarehouse Studios em Somerville, Massachusetts. “O único lugar onde não parece desatualizado quase imediatamente é uma casa de praia”.
6) Combinação de banheira e chuveiro de acrílico
As combinações de banheira e chuveiro de acrílico são a escolha favorita dos construtores por um motivo. Para Brooke Wilbratte, fundadora e designer-chefe do Tribe Design Group, eles não são uma opção. Mesmo assim, também é preciso ter cuidado com chuveiros de azulejos, alerta Wood. “Além disso, os azulejos do chuveiro que não vão até o teto parecem instantaneamente datados para mim”, diz ela.
7) Piso de madeira sintética cinza
Assim como o bege e o branco são paletas desfavoráveis atualmente, o cinza é uma escolha indesejável para acabamentos. Ouellette rejeita cinza em cinza, principalmente pisos e penteadeiras de madeira cinza. “A madeira natural sempre resiste à passagem do tempo sobre lavagens e tinturas cinzentas”.
expresso.arq com informações de Corina Mendoza