Limpar as malas de viagem após o uso evita bactérias e sujeira no armário
Após uma viagem, guardar as malas no armário sem higienizá-las pode não ser uma boa opção. O ideal, segundo especialistas, é sempre limpar bem o acessório, mesmo quando o passeio tiver sido curto. Além de evitar levar sujeira da rua para dentro de casa, isso aumenta a durabilidade das peças.
“Muitas pessoas retornam de viagem, desfazem as malas e as guardam. Não limpá-las significa levar todas essas sujeiras para o armário com outros itens limpos, espalhando ainda mais as bactérias”, fala Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura.
Conforme a personal organizer Sandra Perdoná, a limpeza pode ser feita em casa mesmo. Nas partes de tecido ou de poliéster, tanto internas quanto externas, passe um aspirador para tirar todo o pó acumulado no passeio.
Em seguida, coloque vinagre de álcool em um vidro de spray e pulverize por todas as partes, passando uma escova ou um pano para tirar a sujeira. “Você deixará essa mala para secar aberta. Não ficará cheiro de vinagre, pode ficar tranquilo”, diz Sandra.
Brigit alerta que, apesar de parecer mais prático, esse tipo de mala flexível não pode ser lavada em máquinas. “Muitas delas tem o fundo de papelão e alguns tecidos exigem cuidado especial. É preciso também usar produtos sempre neutros na lavagem”, alerta.
Se a mala for de policarbonato, a limpeza também pode ser feita com vinagre na parte interna, mas, na externa, opte por usar detergente neutro em um pano úmido, que pode ser passado inclusive nas rodinhas.
Outra dica é não secar as malas diretamente ao sol, o que pode danificá-las. “Deixe-as secarem abertas, procurando fazer isso sempre em dias mais quentes para ser mais rápido. O ideal é deixá-las em um local mais arejado. Se for fazer a limpeza em um dia mais frio, você pode usar o secador de cabelo para acelerar o processo”, ensina Sandra.
Armazenamento
Com as malas limpas após a viagem, é hora de guardá-las para o próximo passeio. “O melhor lugar para armazená-las varia de casa para casa, mas, no geral, sempre sugiro as áreas mais altas do armário ou do closet e também a cama-baú”, indica a personal organizer.
Para proteger o acessório, a dica é envolver as malas em capas de TNT, evitando acúmulo de pó e as protege. “Para evitar mofo, eu sugiro colocar dentro delas sachês de sílica em gel. Eu também indico guardar dentro os travesseiros de pescoço, por exemplo, que só são usados em viagens”, orienta Sandra.
expresso.arq com informações de Ana Sachs