Projeto Luminotécnico: conheça os tipos de iluminação para sua casa
O projeto luminotécnico é a combinação entre a iluminação artificial e a arquitetura, visando o melhor emprego de lâmpadas e modo de iluminação no ambiente. Esse tipo de projeto tem como objetivo principal a funcionalidade e estética do ambiente iluminado, assim como, o bom uso das lâmpadas, que com o uso correto ainda podem contribuir para a economia de energia.
SPOT
Spots são produtos utilizados na iluminação de ambientes que fornecem uma luz mais direcionada, além de ter marcante aspecto decorativo. Normalmente usados em ambientes internos como salas de estar ou halls de entrada. Existem diversos modelos de spot de iluminação, um para cada necessidade e efeito pretendido.
PENDENTE
Os pendentes se caracterizam por ficarem suspensos, podem ser usados em todos ambientes de casas e escritórios. São objetos mais voltados para a decoração, no entanto não deixam de conferir iluminação ao ambiente e precisam sim serem pensados estrategicamente antes da implantação no projeto, eles são geralmente em longos fios com a fonte de luz na ponta inferior, aproximando-a dos pontos que carecem do recurso. São encontrados em várias texturas, formatos e tamanhos, podem ser rústicos, despojados, neutros, modernos, sofisticados, coloridos, entre outros.
LUSTRE
É composta por vários braços (ramificações ou aranhas para diversas lâmpadas ou velas) e suspensos no teto. As opções de lustres vão desde peças de metais pesados a cristais. Existem lustres rústicos, modernos e artesanais, a escolha de lustre é feita a partir de cada ambiente: lustre para sala de estar, lustre para cozinha, lustre para dormitório e assim sucessivamente. Os lustres são um tipo de iluminação muito recorrente pelos profissionais que trabalham com a área em questão, em características físicas ele é um produto composto por vários braços, no caso a ramificação onde se encontram as lâmpadas.