Casas inteligentes se tornam o futuro da moradia
Até alguns anos atrás falar em automação residencial, inteligência artificial e controle de voz, era algo futurístico e distante da realidade, o avanço da tecnologia e investimento de empresas do setor fez o cenário mudar. A automação residencial está cada vez mais acessível e caminha para se tornar um item fundamental aos projetos em termos de comodidade, acessibilidade e segurança.
A automação residencial é basicamente usar toda a tecnologia dos sistemas eletrônicos para funcionarem como um só, personalizados de acordo com hábitos e necessidades do usuário. A evolução da Internet das Coisas (IoT) tem um impacto na vida das pessoas, além de smartphones e computadores conseguirem identificar padrões, outros dispositivos também integrados à aplicativos conseguem ser instalados e em poucos minutos já integrar ao sistema. Na prática é possível por exemplo deixar sua casa “conversando” entre si, podendo programar o acionamento de uma luz quando você estiver se aproximando de casa ou ainda tocar uma música.
Iluminação
É possível através do aplicativo de celular ou tablet controlar toda a iluminação dos ambientes da casa, criando cenários de cores e intensidades diferentes. O acionamento também pode ser programado em horários determinados e a distância, reduzindo o consumo de energia e se tornando um item de segurança, já que é possível controlar o sistema de iluminação quando o morador estiver viajando, por exemplo.
Segurança
Com fechaduras eletrônicas o sistema permite o controle remoto de acesso, trancando ou destrancando, autorizando pessoas com segurança e de forma programada a horários, sendo uma ferramenta de utilidade para empresas ou escritórios para a identificação da equipe. O sistema é integrado ainda a sensores de movimento de identifica a presença de pessoas no ambiente, controlando luz, alarme e câmeras de segurança.
Eletroeletrônicos
Hoje já existem muitos produtos com a tecnologia para integrar ao sistema, cafeteiras, geladeiras, fornos e aparelhos de televisão. Com dispositivos inteligentes os aparelhos podem ser programados de forma remota e automática. Alguns inclusive já estão interligados a supermercados, por exemplo, permitindo cadastrar uma lista de produtos que estejam acabando e a geladeira enviar a lista ao supermercado.
Inserir a automação residencial em um novo projeto é a missão do arquiteto responsável, o profissional é capacitado para buscar tendências de decoração e ir de encontro à necessidade da rotina do cliente, aplicar um sistema de automação que estabeleça um equilíbrio de funcionalidade e produtividade nas atividades. Além de buscar produtos integrados ao sistema e adaptar em soluções criativas ao cliente.
O Group WS, através da Logimind, já oferece em todos os seus novos projetos a possibilidade de entregar ao cliente seu ambiente aplicado ao sistema inteligente. Ou ainda, podemos aplicar esse tecnologia em projetos já finalizados e que podem ser instalados sem obra. Ficou interessado em aplicar esse novo conceito na sua casa ou negócio? Fale com nossa equipe.