Atividades e hábitos que contribuem para o bem-estar durante a primavera
A mudança das estações influencia o bem-estar das pessoas, podendo ser a oportunidade para criar novos hábitos e participar de atividades diferentes. “Com a entrada da primavera há um maior desejo de estar em ambientes abertos, em contato com a natureza, na interação com as pessoas e a sociedade”, aponta Barbara Letícia Dudel Mayer, doutora em Enfermagem e professora nos cursos de Saúde do Senac EAD e SC.
Saber se adaptar ao clima e às características da primavera é uma maneira de ter mais satisfação durante o período. Confira algumas dicas para aproveitar a estação!
“O corpo precisa estar saudável para aguentar a fase de uma estação para a outra, em que há maior variabilidade de temperaturas – às vezes entre um dia e outro, ou mesmo em um único dia”, explica Bárbara. Por isso, é importante estar atento ao consumo de água (35 ml x peso pessoa seria a quantidade ideal em ml por dia), ter uma dieta rica em frutas e legumes e fazer atividade física.
Ainda, as escolhas do dia a dia devem ser tomadas considerando o novo clima. “Capriche no uso de protetor solar com fator alto, escolha roupas mais leves e calçados confortáveis e tenha um casaco a tiracolo para não passar frio de surpresa e sempre”, diz. Com esses cuidados tomados, atividades ao ar livre podem ser aproveitadas durante a primavera.
Porém, Bárbara indica que elas sejam retomadas aos poucos, nos casos em que deixaram de ser praticadas no inverno. “Opte por fazer caminhadas leves e aumentar gradativamente a intensidade”, fala.
Outras possibilidades de exercícios físicos para variar durante os meses são: bicicleta, dança, ioga e meditação.
“Parques e locais de contato com a natureza são ambientes mais frescos, com equilíbrio de exposição ao sol e à sombra, com ar mais puro, sendo boas escolhas para a prática de atividades”, complementa Bárbara.
Para que o excesso de calor não seja um problema durante a prática das atividades, uma boa dica é escolher horários de menor radiação: antes das 10h e depois das 16h. “A temperatura alta associada ao calor da cidade e a exposição ao sol aumentam as chances de desidratação, episódios de náusea, vômito, vertigens e desmaios”, esclarece.
Além disso, lembrar de consumir água e usar acessórios, como boné e óculos escuro, são hábitos importantes durante a prática de exercício na primavera.
expresso.arq com informações de Bianca Camatta, com Alex Alcantara